Atendimento Presencial
Nesse encontro semanal com o psicólogo costuma ser um momento de autocuidado, acolhimento e de refúgio emocional para o paciente, sendo reconfortante esse espaço de silêncio e de compreensão.
Atendimento presencial permite que o psicólogo analise pequenos sinais da linguagem corporal do paciente, das expressões faciais e a compreensão nas entrelinhas do que está sendo dito.
Por possibilitar o contato direto com o paciente, a comunicação se torna mais efetiva, somando aspectos da linguagem verbal (a fala e seu conteúdo) e da linguagem não verbal (tom de voz, olhar, semblante, velocidade, gestos, movimentos e postura corporal).
Também promove maior interação pessoal e humanização, gerando maior conexão (rapport), tornando-se uma ferramenta de grande importância para entender as necessidades, os problemas e o perfil dos pacientes de forma mais eficaz.
Porque precisa ser toda semana?
A melhora acontece progressivamente e de forma nem sempre linear. Por esse motivo, é muito importante manter a regularidade mínima de uma sessão por semana. Isso estabelece um ritmo adequado para que o processo terapêutico seja capaz de atuar na prevenção de recaídas e estabilizar o andamento do progresso.
Procuro realizar esse trabalho todos os dias, acolhendo a todos sempre com o mesmo cuidado e respeito a cada palavra que escuto e falo. É uma escuta livre de preconceitos, críticas, julgamentos e sem envolvimento.
No atendimento presencial você poderá falar das suas experiências, vivências prévias, crenças, conceitos ou qualquer outra situação que esteja carregada de afeto. Ao analisar simbolicamente o que estas situações representam, poderá compreender melhor a si mesmo e como estabelece relações no mundo.
Clique para ver perfil completo